Muito tem se falado neste termo, o que nos faz pensar que é mais um modismo ou tendência de mercado e que logo deve passar. Sinto desapontá-lo, mas se você ainda não deu uma espiada sobre o que é ou para que serve Design Thinking, não perca esta oportunidade.
O que se percebe é que o conceito traz relação direta com solução de problemas de forma inovadora e criativa, buscando aumentar a satisfação e a experiência dos clientes.
Exatamente por este ponto é que o processo é chamado de design, por ter foco nas pessoas!
É, portanto, um modelo de pensamento centrado nas pessoas utilizado para criar novos produtos e serviços conforme as necessidades delas e que se baseia em imersão, ideação, prototipação e experimentação.
Para Tennyson Pinheiro e Luis Alt, autores do livro Design Thinking Brasil, o DT não é uma metodologia visto que dela não teremos uma “receita de bolo pronta” e sim, uma diversidade de etapas dinâmicas que podem conduzir a novas soluções através dos valores do processo: EMPATIA, COLABORAÇÃO e EXPERIMENTAÇÃO.
Não é uma novidade, mas é certo que veio para tomar conta do pensamento dos gestores que querem fazer história. Portanto, envolva-se com o tema o mais rápido que puder. Para isso, montamos alguns links que podem te ajudar e despertar sua vontade de ser um designer thinker!
Confira esses links:
O Sebrae montou um infográfico esclarecedor sobre o assunto .
Aqui tem um livro gratuito, montado pela MJV Technology & Innovation, que pode ser bastante útil para quem quer aprender mais.
A Endeavor também escreveu sobre DT e vale a pena pesquisar.
Para quem trabalha ou quer saber mais sobre educação, saiba que existem diversos grupos que se dedicam exatamente para melhorar as práticas educativas através do DT. Vale espiar este link.
Boa leitura!
Escrito por Andréia Castiglia Fernandes
Publicitária, doutora em Educação e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre.