Sabemos que o avanço da tecnologia mudou completamente a forma de como divulgamos e construímos nossa marca, nossos negócios, bem como nossos produtos e serviços. Então, por que tantos pequenos empresários acabam tendo um desinteresse pelas oportunidades que o marketing digital apresenta?

Seria por falta de tempo? Esta é uma hipótese razoável já que a vida de um empresário é muito atribulada.

Seria por falta de pessoas competentes para fazer funcionar? Também é uma preocupação dos empresários, pois acreditam ser um investimento alto e preferem calcular o risco de não habilitar estratégias nesta área.

Só você pode tomar a decisão. E decisão só pode ser tomada com informação. Nós te daremos um empurrãozinho para você refletir e colocar sua empresa à frente da concorrência e, o melhor, na frente do clique dos seus clientes.

 

  1. “Todo mundo tenta fazer algo online. E eu me pergunto: é possível seguir meu negócio de maneira off-line?”

Pode. Porém, perde-se muito ao não usar o potencial da plataforma digital.

Hoje se utiliza a internet para divulgar negócios que podem ser explorados sem barreiras geográficas, ou seja, que podem efetivar transações sem estar no mesmo local específico (município ou estado, por exemplo), ao mesmo tempo que pode ser uma bela ação para divulgar negócios locais.

A pergunta certa é: por que não usar de estratégias digitais para ampliar meus negócios?

 

  1. “Meus clientes conhecem meu negócio e sabem como tudo funciona. Preciso de um site ou de uma conta numa rede social para falar da minha empresa?”

O mundo digital está tão presente nas vidas das pessoas que elas nem se deslocam atualmente sem confirmar nas redes sociais ou no Google o horário de funcionamento de tudo. Por vezes, utilizam até para confirmar o local e utilizar dos mapas para chegar. Tudo isso, porque as pessoas procuram pelas empresas e seus produtos ou serviços na hora e no lugar que elas querem. O que acaba gerando uma expectativa.

O que pode acontecer caso sua empresa não esteja lá? Elas podem até voltar a procura-los, mas certamente outros substitutos resolveram os problemas delas naquele momento. Seu investimento será maior para retomar esse relacionamento após a frustração desta expectativa.

 

  1. “Mas eu não entendo nada de redes sociais, nem de Google…como vou administrar mais isso?”

Sim, é um mundo novo, sabemos. Mas totalmente possível de servir aos seus propósitos e objetivos de comunicação. Nenhuma estratégia é tão complexa que não possa ser aprendida com um tempo breve. Todas os processos são acessíveis!

 

Se um destes pensamentos já passou pela sua cabeça, pare e reflita se não está na hora de largar as resistências e aproveitar todo o potencial que as ações digitais podem trazer para o seu negócio.

Antigamente, mídia era apenas para grandes empresas. A internet, hoje, permite acesso fácil e sob medida para os pequenos e médios negócios, trazendo a vantagem de ter métricas claras do retorno sobre o investimento.

Converse, informe-se e pergunte se estas ferramentas podem alavancar seu negócio. Investigue sobre o tipo de ações que estão funcionando para seu segmento e faça isso com quem entende e que realmente já tenha reputação para trabalhar para você.

Querendo trocar uma ideia sobre isso, conta conosco.

 

Escrito por Andréia Castiglia Fernandes
Publicitária, doutora em Educação e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre.

Recommended Posts